segunda-feira, 1 de março de 2010

Scrum

Enquanto que num projecto linear o processo de controlo de alterações exige uma análise de impacto muito exaustiva, desencorajando os pedidos de alteração de âmbito e transferindo esse esforço para a fase de planeamento, nas metodologias ágeis, nomeadamente na Scrum em que se restrição tempo é “intocável” e o custo é também muitas vezes fixo, só mesmo com alterações ao âmbito se conseguem entregas dentro do tempo e do custo.

Apesar do sucesso crescente e comprovado das metodologias ágeis na gestão de projectos de TI, não resisto a lançar duas provocações:

1. Será aceitável correr o risco de no final de um projecto se entregar um produto cujo âmbito ficou aquém do inicialmente definido para se poder cumprir com o tempo e com o custo?

2. O GP num projecto agile não se torna apenas num Gestor de Alterações, transformando-se cada Scrum num Processo de Controlo de Alterações?

1 comentário:

Bruno Fernandes disse...

Apenas Gestor de Alterações?

Antes de comentar gostava de saber como damos um preço final para um determinado produto que nos pediram através de SCRUM?

Enviar um comentário