quinta-feira, 25 de março de 2010

Negociação

Todos os projectos envolvem negociação, nem que seja de ideias. Há pouco tempo ouvi uma história que me pareceu curiosa e que aqui reproduzo:

Numa época de grande escassez de laranjas, o dono da maior produtora de laranjas foi contactado por duas empresas que pretendiam adquirir toda a sua produção. Uma delas precisava das laranjas para produzir uma vacina contra uma doença letal que punha em risco toda a população mundial. A outra queria produzir uma solução que recuperasse os danos na camada de ozono e evitasse o degelo. Não querendo desperdiçar um bem escasso, o dono da empresa convocou ambas a empresa para apresentarem os beneficios dos seus projectos. Durante dias as empresas expuseram de forma detalhada os seus argumentos e esgrimiram argumentos para defenderem a importância do seu projecto face ao da adversária. Sem conseguir tomar nenhuma decisão, o dono da empresa suspendeu as negociações e decidiu analisar os planos de produção de cada uma delas. Descobriu que para produzir a vacina apenas era o sumo da laranja e que para produzir o recuperador da camada de ozono só eram precisas as cascas.

Moral da história: para que uma negociação possa ser bem sucedida é essencial conhecer não só os seus objectivos com os da outra parte.

1 comentário:

José Luis Ferreira, PMP disse...

Raramente, ao contrário desta estória, uma negociação se baseia em "eu fico com esta parte, tu ficas com esta" e isto é tudo. Acontece que há sempre algo que interessa a mais do que uma das partes em negociação.

A capacidade de escolher primeiro quais as laranjas mais interessantes?

Ou, de forma semelhante, há partes que não interessam a ninguém.

Quem fica com as graínhas?
Quem tem de separar a casca do sumo?

Negociar é mais do que argumentar pela solução, defendendo um ponto de vista. É estar disposto a perder alguma coisa para ganhar outra coisa mais valiosa. É a arte do reconhecimento do valor e da utilidade da perda.

Quem está disposto a perder? Para ganhar...

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