Mais um caso numa mudança bem sucedida e que exemplifica o poder de ter um destino bem definido.
Já sabemos que o piloto das pessoas tem tendência para a análise continua, para pedir mais informação, para recolher opções sem nunca escolher uma. O piloto tem tendência para forçar o elefante a andar às voltas.
Dois investigadores nos EUA pretendiam reduzir o consumo de gorduras saturadas para os níveis recomendados. As publicidades governamentais habituais passavam mensagens genéricas como "Seja mais saudável".
Este tipo de mensagem provoca nos pilotos das pessoas diferentes interpretações: Fazer mais exercício, deixar de lanchar, comer mais fruta, etc.
São mensagens que fazem o piloto andar com o elefante às voltas devido às infindáveis opções.
Os investigadores descobriram que os Americanos são grandes consumidores de leite. O leite é uma grande fonte de gordura saturada. Bastava os americanos na sua dieta trocarem o leite comum por leite magro para passar a ingerir gordura saturada em níveis recomendados.
Os investigadores tinham agora uma mensagem clara a passar aos Americanos, um destino bem definido para os seus pilotos: "Continue a beber leite, mas magro".
Agora bastava passar a mensagem, não a colocaram no frigorífico das pessoas mas nos supermercados onde a escolha é irremediavelmente feita.
Os resultados num projecto-piloto foram surpreendentes: O consumo de leite magro passou de 18% para 41%. Seis meses mais tarde e sem campanhas o consumo estabilizou nos 36%.
Mais um exemplo do poder de um caminho bem definido na gestão de qualquer mudança.
Sem comentários:
Enviar um comentário