quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Gestão Mudança - Factores Críticos de Sucesso

Tenho escrito muito sobre gestão de mudança nos últimos tempos. Fruto do livro de Chip e Dan sobre o assunto que classifico de "simplesmente extraordinário".

Faço aqui um resumo dos factores críticos de sucesso que segundo os autores têm de ser trabalhados para a mudança acontecer, seja ela pessoal, na família, na organização ou na sociedade.

Seguindo a analogia dos autores, para termos uma mudança bem sucedida temos que direccionar o piloto, motivar o elefante e marcar o caminho.

1. Direccionar o piloto, pois sabemos que o lado racional de todas as pessoas tem tendência para analisar em demasia o que pode levar o elefante a andar em círculos. Lembrem-se do caso de sucesso da campanha "Continue a beber leite mas magro" aqui.

2. Motivar o elefante, ou o lado emocional das pessoas. Sabemos que para a mudança acontecer é necessário mudar velhos hábitos que exigem Auto-controlo, um recurso que se esgota. Assim é fácil o poderoso elefante mudar para um caminho diferente do piloto. Lembrem-se do caso de sucesso na "Compra de luvas" aqui.

3. Marcar o caminho, sabemos que para uma mudança acontecer a circunstância deve ser favorável. Lembrem-se da história do "Balde de pipocas" aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário