sexta-feira, 19 de novembro de 2010

1º surpresa sobre a mudança

Sabemos como é difícil a mudança quer a nível pessoal, quer numa organização. Conheço muitos projectos de sistemas de informação em que os utilizadores finais dificultam o projecto, pois esta traz alterações a métodos de trabalho com muitos anos.

Muitos destes problemas por vezes não têm a ver apenas com as pessoas mas com a situação em si. Chip & Dan no seu livro Switch afirmam que muitas vezes a própria circunstância em que a pessoa se insere pode ser mais ou menos favorável à mudança.

Conseguem demonstrá-lo com um estudo em que colocam dois grupos de indivíduos no cinema.
A um grupo é dado um balde de pipocas médio e a outro grupo é dado um balde de pipocas gigante. Apesar de terem dimensões diferentes cada tipo de balde tem mais pipocas que alguma pessoa poderia comer. O grupo com o balde maior acabou por comer mais 57% do que o grupo com o balde médio. Com isto provaram que somos influenciados (até o próprio apetite) pela circunstância em que estamos inseridos.

Para mim isto não é novidade, por vezes questionei-me se tivesse nascido no seio de uma família de assaltantes me levaria a tornar no assaltante.

Chip & Dan defendem assim que a 1º surpresa na mudança é que muitas vezes esta é difícil não porque o problema seja as pessoas, mas talvez porque não esteja criado uma atmosfera favorável à mudança.

Na nossa área de sistemas de informação temos obrigação de gerir esta atmosfera.

Para não me chamarem um teórico apresento algumas iniciativas que poderão ajudar:

1. Formação aos utilizadores finais;
2. Formar key-users ou utilizadores finais que serão verdadeiros especialistas da aplicação e que poderão ajudar os outros colegas;
3. Linha de apoio onde os utilizadores poderão colocar dúvidas e obter uma resposta rápida;
4. Manual de utilização;
5. Um formador presente no dia-à-dia nos primeiros tempos;
6. Empenhamento forte das chefias na mudança;

Como podem ver as soluções são do senso comum mas muitas vezes são esquecidas. Ao aplicarmos estas ideias e outras estaremos a formar uma atmosfera mais favorável à mudança.

Sem comentários:

Enviar um comentário