sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O poder de falar para o piloto e elefante

Vimos nas mensagens anteriores a importância de numa mudança guiar o piloto e motivar o elefante.

Chip e Dan no seu livro exemplificam o poder de quando conseguimos direccionar o piloto e motivar o elefante.

Contam a história de um colaborador de uma grande empresa de fabricação que acreditava que o processo de compra da empresa não era o mais adequado.

Este colaborador escolheu um item do processo de compras, luvas que se usava em várias fábricas. Descobriu que a empresa comprava 424 marcas diferentes de luvas e que os preços variavam entre 5$ e 17$.

Para provocar a mudança o colaborador fez um painel onde colocou várias luvas de diferentes marcas e diferentes preços.

De seguida convidou todos os directores a analisar o painel. O resultado foi brilhante, os directores não tinham palavras e a história do painel começou a correr a empresa. Vários colaboradores deslocavam-se de propósito para ver o painel.
A conclusão foi única, todos acharam que o processo de compra era ridículo.

O colaborador não só trabalhou o piloto dando uma solução.
Realizou a apresentação das luvas num painel que colocou o elefante em fogo, pronto para mudar.

Será que teria conseguido com uma apresentação em PowerPoint?

Penso que muitas vezes tentamos explicar aos outros que necessitamos de mudar algo, apresentamos razões lógicas, vantagens que são evidentes onde as pessoas concordam connosco todavia nada acontece. A razão é que muitas vezes apenas trabalhamos o piloto e sabemos agora que o piloto apenas consegue guiar o elefante por pouco tempo.

Assim torna-se fundamental atingir o coração das pessoas quando queremos uma mudança. São as emoções que movimentam o elefante, a motivação.

E esta é a parte difícil da mudança, saber o destino é fácil, é senso comum, é mudar o que está mal, em certos casos até uma criança o consegue definir.

A parte difícil, e quase sempre esquecida é motivar o elefante.

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