segunda-feira, 22 de novembro de 2010

2º surpresa sobre a mudança

Esta mensagem é a continuação de 1º surpresa sobre a mudança

Chip e Dan no seu livro sobre a mudança fazem uma analogia muito engraçada de como uma mudança deve ser bem sucedida. Nas suas opiniões uma mudança (um destino) deve ser trabalhada em 3 frentes:

1. Guiar o piloto;
2. Motivar o elefante;
3. Moldar o caminho;

Ou seja, para acontecer uma mudança, ou conseguirmos levar o elefante a um determinado sítio temos de definir claramente o caminho ao piloto. Todavia para chegar ao destino não basta conhecer a sua localização no mapa. O elefante é um animal enorme e a maioria das vezes o piloto não tem controlo no elefante.

Assim teremos que motivar o elefante a percorrer o caminho, caminho esse que deve ser propenso a ser percorrido.

Quando Chip e Dan falam do piloto, falam sobre o lado racional das pessoas, o lado consciente, o lado que necessita de auto-controlo sempre que funciona. O que acontece em muitos projectos, é que as pessoas não sabem bem o que se espera delas, o que devem fazer, como podem ajudar. O que acaba por acontecer é que acabam por andar com o elefante às voltas, sem sair do mesmo sitio, ficam paradas.

Assim, em qualquer mudança deve haver uma definição clara do que se pretende das pessoas, para que o piloto saiba aonde deve levar o elefante.

O elefante é o oposto da parte racional, é o lado emotivo, é o lado que funciona em piloto-automático. Como elefante que é tem o poder de conseguir contrariar o piloto.

Consegue muitas vezes contrariar o piloto porque como vimos na mensagem anterior, para a mudança acontecer, tem de ser contrariadas rotinas diárias, que funcionam em piloto-automático, e para as contrariar gasta-se Auto-controlo que sabemos agora que é finito. Quando isto acontece o piloto deixa de controlar, e o poderoso elefante assume as rédeas.

E para o elefante chegar ao destino é necessário que o caminho facilite a viajem.

Na minha mensagem 1º surpresa sobre a mudança expliquei como se pode ajudar a moldar um caminho num projecto TI.

Um exemplo prático:

Imagine que decide ter uma vida mais saudável e define para 2011 o objectivo: "Passar a ter uma vida saudável"

Como será recebida a mensagem no seu piloto? Andará com o elefante às voltas sem saber que caminho percorrer. Porque? Porque "Passar a ter uma vida saudável" é genérico, é TBU - True But Useless, simplesmente não é claro.

Agora se definirmos que em 2011 não vamos mais fumar, estamos a definir uma regra clara que pode ser avaliada e medida e que contribui para uma vida mais saudável. O piloto sabe qual o destino.

E aqui fica a 2º surpresa sobre a mudança, quando ouvir as pessoas a reclamarem que a mudança é difícil porque as pessoas são preguiçosas, pode ser porque o caminho não está claramente definido para o piloto das pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário