A mudança é talvez a parte mais difícil de um projecto. Mudança será o tema dos meus próximos posts pois penso ser a parte mais complicada da maioria dos projectos. Tenho estado a ler o livro "Switch - How to change things when change is hard". Os autores, Chip e Dan Heath começam por explicar o motivo pela qual a mudança é difícil para qualquer pessoa. Mudança, seja a nível pessoal ou organizacional implica um esforço consciente para mudar hábitos diários enraizados. Este esforço consciente é chamado de Auto-controlo.
Descobriu-se há pouco tempo que o Auto-controlo de uma pessoa é um recurso que se esgota à medida que se usa ao longo do dia. No fundo tudo o que se faz de forma automática, o que é habitual e quase nem se pensa, não gasta este recurso, todavia se assumir o controlo das suas acções para contrariar um velho hábito está a gastar auto-controlo. Assim é normal que muitos de nós, depois de ultrapassar tarefas super-complexas durante o dia, tenhamos dificuldade em lavar uma simples loiça depois de jantar.
Esta descoberta foi conseguida através de uma experiência em que colocaram vários indivíduos numa sala com bolos de chocolate com um cheiro apetitoso e rabanetes. Os indivíduos foram instruídos para comerem apenas as bolachas e de forma alguma comerem os rabanetes. A outro grupo foi pedido o oposto, comerem os rabanetes sem tocarem nas bolachas. No final da experiência todos os indivíduos cumpriram o que foi pedido.
Depois da primeira parte foi pedido aos dois grupos que tentassem resolver um puzzle impossível de resolver, embora não soubessem. O grupo que comeu as bolachas aguentou o dobro do tempo a tentar resolver o puzzle até desistir do que o grupo 1. Com esta experiência conseguiram provar que o grupo 2 ao usar o Auto-controlo para não comer as bolachas de chocolate esgotaram parte do seu recurso para aguentar mais tempo a tentar resolver um puzzle.
Nos próximos posts irei explicar como, na opinião dos autores, deveremos enfrentar uma mudança com probabilidades de sucesso maiores.
Sem comentários:
Enviar um comentário