quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Histórico de decisões

É muito importante mantermos um histórico de decisões do projecto actualizado pelos seguintes motivos:

1. Integramos as decisões num único repositório facilitando a sua posterior consulta;
2. Se nos confrontarem com determinada decisão, sabemos mais rapidamente quem a tomou e qual e evidência da decisão (Acta de reunião, e-mail, documento);

Sim, tal como leu é importante mantermos um controlo na evidência de decisão. Quando a decisão é tomada numa reunião ou através de um simples e-mail a evidência é fácil de provar, todavia as decisões de corredor são as mais difíceis de manter o rasto. Aconselho então, depois de qualquer decisão tomada num ambiente informal, a enviar um e-mail com a decisão tomada para a pessoa que a tomou, de forma a termos uma evidência desta. Se a pessoa não concordar com o que está escrito irá necessariamente fazer reparos. Se não responder … tal como o velho ditado diz:

“Quem cala, consente”

1 comentário:

José Luis Ferreira, PMP disse...

O histórico (também o de decisões) é importante, mas não apenas pelos motivos apontados. É o histórico que permite efectivamente avaliar o estado do projecto.
Um risco com impacto potencial elevado é um problema? Sim, mas é pior se em tempos não foi tão elevado.
Uma desvio no prazo (raramente ganhamos, portanto, um atraso) é mau? Sim, mas é pior se estiver a crescer.
Custos acima do planeado são preocupantes? Claro, mais ainda se continuam a crescer de forma sistemática acima do plano.
O Gestor de projecto necessita, para garantir a boa condução do seu projecto, de manter um registo adequado de todos os aspectos do projecto. As decisões tomadas, naturalmente, fazem parte do projecto, talvez ajudem a justificar, no futuro, as situações que não cumprem com o plano ou que, simplesmente, não são partilhadas por todos os stakeholders…
E, infelizmente, quem cala, não consente, muitas vezes não assume. Por isso, registe-se, comunique-se, faça-se público. O projecto agradece, o gestor cumpre.

Enviar um comentário