quinta-feira, 15 de abril de 2010

PMO

Muitos acham que a implementação de um PMO não é relevante na Gestão de Projectos, outros nem sabem do que se trata. A implementação de um PMO (Project Management Office) deve ser realizada em casos em que os projectos sejam extensos e complexos. Deve ser formado por profissionais que servem as necessidades da Organização em termos de Gestão de Projectos.
Um PMO desempenha diversas funções, tais como:
- fornecer suporte de Gestão de Projectos à equipa de projecto, assumindo tarefas administrativas da calendarização, produção e manutenção do repositório/histórico, de relatórios, ou outra informação do projecto, assim como a sua distribuição ou divulgação;
- desenvolver, manter e promover metodologias/normas, ferramentas e técnicas de Gestão de Projectos por forma a que as Organizações possam melhorar a nível organizacional e realizar projectos de forma consistente;
- ajudar na melhoria da rentabilidade e promover equipas de projecto produtivas.

A verdade é que muitos desconhecem a utilidade/função de um PMO numa equipa de Gestão de Projectos, mas será que depois desta breve nota vão continuar a achar a sua implementação irrelevante?

1 comentário:

Paulo Silva disse...

Na minha opinião, um PMO é muito mais do que isso, estando longe de ser volátil como os projectos longos e complexos. Aliás, para estes dois casos devem-se criar Programas e não PMO.

Um PMO é uma entidade/estrutura interna à organização, com objectivos e funções claramente definidos, e que deve ter de alguma forma representação/intervenção/apoio na Direcção da organização.

Em poucas palavras, o PMO pode ser definido com uma entidade organizacional estabelecida para auxiliar os gestores de projecto e respectivas equipas na implementação dos princípios, práticas, metodologias, ferramentas e técnicas de gestão de projectos.

A forma como os PMO são estruturados numa organização e as responsabilidades dos mesmos varia de organização para organização. Existem inclusivé vários modelos de PMO, com diversos níveis de maturidade. Um modelo que conheço divide as funções de um PMO em cinco grandes grupos:
- práticas de gestão;
- gestão de infra-estruturas;
- integração dos recursos;
- suporte técnico;
- alinhamento com o négócio.

Há ainda alguns aspectos a ter em consideração no estabelecimentos de um PMO, nomeadamente o envolvimento/apoio da gestão de topo, dos gestores de projecto da organização, o compromisso da organização com a metodologia de gestão de projectos e a validação dos benefícios que a estrutura trás à organização.

Por fim, concordo claramente que se as algumas organizações conhecessem realmente as mais valias de um PMO na sua estrutura organizativa, com ambições em termos do seu nível da sua maturidade, optariam por essa implementação.

Enviar um comentário