sexta-feira, 9 de abril de 2010

Datas, quero datas, e já hoje!

A quantos gestores de projecto são pedidas datas de finalização do projecto sem haver uma ideia clara do âmbito do produto?

A principal responsabilidade de um gestor de topo não é pedir datas, ainda mais quando o gestor de projecto não as tem para dar (a não ser que seja um cartomante).

O Gestor de topo deve pressionar para primeiro haver uma clarificação precisa do que se pretende do projecto, este é o passo mais importante para o sucesso, estabelecer a visão, o produto do projecto. Depois exigir planeamento, e rigoroso. E por fim as datas aparecem, e realistas.

Isto é do senso comum mas curiosamente poucos entendem este processo natural.

Penso que este aspecto está intrinsecamente relacionado com a pressão dos dias de hoje para acontecerem resultados, e por vezes essa pressa leva a saltar fases fundamentais para o sucesso de um projecto.

Ninguém pode trabalhar para resultados, podemos é trabalhar nos aspectos que potenciam os resultados. Na gestão de projecto, potenciar os resultados, i.e, o sucesso do projecto, é despender esforço em primeiro definir o âmbito do produto, e só depois planear e executar.

Parece evidente mas será assim tão comum?

Sem comentários:

Enviar um comentário