quinta-feira, 1 de abril de 2010

Abraham Maslow nasceu a 1 Abril de 1908, faria hoje 102 anos. Defendeu uma teoria baseada na pirâmide das necessidades, hieraquizada em 5 níveis distintos, aplicável à Gestão de Recursos Humanos em todos os projectos.

- No 1º nível estão as necessidades fisiológicas, tais como as condições de trabalho em termos de ambiente físico, infraestrutura, ergonomia, horário de trabalho, etc..
- No 2º nível as necessidades de segurança, relacionadas com à continuidade do trabalho no projecto e em outros seguintes.
- No 3º nível as necessidades sociais, relacionamentos que se estabelecem com as pessoas da equipa do projecto e stakeholders, seja em termos de eventos ou comemorações por hitos alcançados.
- No 4º nível estão as necessidades de autoestima, ou seja, os elogios recebidos pelos profissionais, o reconhecimento, os prémios, bónus, etc...
- O 5º nível é o da autorealização, relacionado com a felicidade e realização por aquilo que se faz.

Ao contrário do que Maslow defendia, por vezes, as necessidades não seguem uma sequência contínua nos 5 níveis e podem sobrepor-se/misturar-se.
Mas se pensarmos num sentido mais lato, seremos movidos apenas por motivações intrínsecas, ou seja, pela vontade de realizar algo que conduza ao alcance do nível cinco?
O 4º nível poderá considerar-se a vontade externa, como um conjunto de estímulos e incentivos para levar à motivação, aos quais cada pessoa reage de maneira diferente?
Maslow afirmava que, quando uma necessidade não é satisfeita, não significará que a pessoa fica frustrada para sempre. De alguma forma, essa necessidade será compensada, pois a motivação é um ciclo constante na vida de todas as pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário