quarta-feira, 21 de abril de 2010

Business Case para quê?

Para que serve o Business Case se não existe a posteriori a confrontação dos benefícios identificados com a realidade do Negócio após a realização do projecto?

Em muitas ocasiões, o decisor ao analisar o Business Case, só está interessado em saber se o Break-Even está dentro dos valores que possibilitem a realização do projecto. E, geralmente, não confronta os dados apresentados com a realidade do Negócio nos anos posteriores à implementação do projecto.

Por outro lado, as áreas de Negócio responsáveis pela elaboração dos Business Case, ao saberem que não irá haver confrontação dos benefícios esperados com a realidade do Negócio após a realização do projecto, sentem que podem manipular os dados do Business Case, sobrevalorizando os benefícios e subvalorizando os custos, de modo a fazerem aprovar o projecto que tanto querem, sem que sejam responsabilizados no futuro pela análise realizada.

Para que serve então, um estudo de impacto no Negócio, se as premissas não são realistas?
A confrontação do Business Case com os benefícios qualitativos e quantitativos reais para o Negócio após a realização do projecto, poderia trazer muitos benefícios:
- Possibilita a constante melhoria dos indicadores dos Business Case futuros;
- Responsabiliza as áreas de Negócio pelas análises realizadas;
- Melhora a identificação de projectos que tragam reais benefícios para o Negócio;
- Melhora o planeamento dos futuros projectos.
O Negócio só deveria fechar o dossier do projecto, quando realizasse o estudo dos benefícios reais alcançados pela sua concretização.

2 comentários:

Bruno Fernandes disse...

Artigo muito interessante, se calhar os benefícios do projecto não são avaliados porque os responsáveis pelo business case temem que as vantagens que anunciaram afinal não foram atingidas.

Miguel Gonçalves disse...

Colocaste o dedo na ferida.
Infelizmente, muitas vezes, o business-case apenas serve para um stakeholder veja a sua vontade satisfeita, independentemente dos resultados que se venham a obter com o projecto.

Enviar um comentário