sexta-feira, 14 de maio de 2010

As galinhas e os porcos

Não se assuste caro leitor, não vou abordar nenhum tema relacionado com gripes (A H N ...), nem tão pouco relacionados com pecuária. Vou apenas dissertar sobre a grande diferença entre o comprometimento e o envolvimento.

Para introduzir o tema, vou contar uma fábula que muitos já devem conhecer:

Era uma vez, uma quinta pacata, onde existiam galinhas com as suas dificuldades e porcos com as suas ideias.

Certo dia reuniram-se todos para decidirem o que preparar para a festa de aniversário do dono da quinta. A reunião prolongou-se, conversa e mais conversa e nada se definia.

Galinha: Vamos fazer qualquer coisa, não adianta tanta preocupação! Qualquer coisa serve.

Porco: Temos de fazer a melhor festa que ele já teve, temos de o surpreender!

Galinha: Isso vai ser muito complicado, e porque vamos fazer a melhor festa para o dono se ele nem é assim tão bom para nós. Quando ele for melhor para nós, ai sim, fazemos-lhe uma festa diferente.

Porco: Se queremos que ele mude, vamos fazer melhor primeiro.

Galinha: Não vamos chegar a acordo! Vocês querem as coisas mais difíceis, temos de abreviar. Vamos começar por definir o menu. Todos concordam?

Então as galinhas sugerem.

Galinha: Vamos servir ovos com bacon?

Na historia quem está envolvido e quem está comprometido?

Os envolvidos fazem parte do grupo mas trabalham para os seus próprios objectivos. Para os comprometidos, o grupo faz parte deles e trabalham para os objectivos colectivos.

Na minha opinião, um projecto apenas tem sucesso se a maioria estiver comprometida com ele. O que origina a necessidade, ao gestor de projecto, de identificar rapidamente quem está comprometido e quem apenas está envolvido.

Recentemente, aqui no blog, foi exposto um bom exemplo de envolvimento, no post Business Case para quê?..... com uma boa proposta que pode catalisar o comprometimento dos envolvidos no Business Case com o respectivo projecto.

Este exemplo levanta a questão do comprometimento ser apenas uma questão de motivações pessoais, ou existirá alguma fórmula mágica que garanta que tudo e todos se comprometam com o projecto?

Retomando a fábula, o porco olha com serenidade para as galinhas e fala com segurança.

Porco: Se esta é a melhor solução, eu dou o meu coro, porque eu estou comprometido.

2 comentários:

Bruno Fernandes disse...

Bom artigo, realmente esta é a parte mais complicada do projecto. Esta questão transcende o gestor de projecto, por mais que o gestor de projecto seja bom, seja um líder, seja um motivador, necessita sempre que a camada executiva patrocine o projecto. Desta forma a organização poderá compreender que o projecto tem visibilidade, é importante e todos têm a ganhar com ele.

Paulo Silva disse...

De facto, a identificação de todos os stakeholders do projecto e análise dos seus interesses, assim como a sua influência vs impacto, é crucial para o sucesso do projecto. Com base nessa análise, o Gestor do Projecto tem uma ferramenta que o poderá ajudar a fazer alinhar os interesses/motivações dos diversos stakeholders (eliminando ou reduzindo resistências) em prol do sucesso/objectivo do projecto.

Enviar um comentário