Um “Programa de Gestão de Portfolio de Projectos (PPM)” é um sistema concebido para, num primeiro nível, ajudar uma organização a manter, gerir e agregar as informações sobre todos os seus projectos. Essa visão global, integrada, metódica e precisa dos projectos, irá permitir classificar e priorizar cada projecto, de acordo com critérios estabelecidos na organização (tais como valor estratégico, impacto sobre os recursos, custo, risco, etc) de forma a maximizar, em cada momento, o valor obtido pela ordem de execução dos projectos.
Os objectivos do PPM são:
1) Reunir o conhecimento de todos os projectos de uma organização (independentemente da fase em que estão) de uma organização.
2) Permitir uma compreensão mais exactas do conjunto de projectos, adequando a visão (nível de agregação da informação) a cada nível de gestão/direcção da organização.
3) Permitir melhores decisões (por exemplo, adiando ou antecipando projectos) de acordo com seus custos, benefícios, riscos, alinhamento com estratégias de longo prazo, objectivos de gestão e restrições (limites) dos recursos da organização.
4) Maximizar o retorno obtido pela realização dos projectos.
Se pretendemos olhar para os projectos de uma forma integrada, garantir o alinhamento das actividade com a estratégia da empresa, não podemos deixar ter um sistema PPM.
Concordam?
2 comentários:
Sim,
e acho que o problema na escolha dos projectos são sempre os recursos, que não são ilimitados. Assim o planeamento deve ser feito entre os benefícios que oferece contra os recursos disponíveis. Esta escolha é extremamente difícil de realizar e penso que a ajuda de um software se torna imprescindível.
ta bom... sei... ;P
Enviar um comentário