terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Para grande problema, pequena solução.

A tendência para resolver grandes problemas é definir grandes soluções.
Só que grandes soluções por vezes implicam grandes mudanças e grandes mudanças quase sempre implicam ficar tudo na mesma.

Assim para um problema de extrema complexidade de resolução devemos tentar definir uma pequena solução, solução essa que faça minorar o problema, que dê inicio à mudança.

É o que Chip e Dan chamam de "Bright Spots".

Foi o que fez Jerry Sternin no Vietname ao lidar com o problema complexo da má nutrição das crianças vietnamitas.

Antes da visita de Jerry ao Vietname já muitos analistas tinham verificado o problema que estava relacionado com a falta de saneamento básico, a pobreza, ignorância, etc.
Elaboraram detalhados planos para a sua resolução para no fim nada ter mudado.

Jerry por sua vez tentou uma abordagem diferente, misturou-se na população na tentativa de encontrar crianças bem nutridas mas com os mesmos meios e dificuldade de todas as outras. No fundo tentou encontrar casos de sucesso, bright spots!

E encontrou! De forma a descobrir qual a diferença analisou qual os hábitos alimentares padrão de todas as crianças: Comiam 2 refeições por dia, baseada em arroz de melhor qualidade e deixada à descrição das crianças para comerem o que desejassem.

Por sua vez, nas famílias com crianças bem nutridas, a mesma dose de comida era divida em 4 refeições diárias onde os pais obrigavam as crianças a comer toda a comida, mesmo quando doentes. Comiam igualmente pequenos camarões e caranguejos em abundância no Vietname mas onde se acreditava que era comida muito pesada para as crianças.

Era esta a diferença entre dietas que ditava a boa nutrição das crianças. Ao dividir a comida por 4 refeições mais pequenas as crianças conseguiam absorver mais nutrientes e os camarões e caranguejos forneciam proteínas e vitaminas essenciais.

Estava descoberta uma pequena solução que podia ser implementada com os meios disponíveis no Vietname.

Jerry começou a realizar em diversas vilas eventos onde as mães aprendiam a cozinhar a nova dieta e dada uma altura a palavra foi passando por todo o Vietname. Mais de 2 milhões de pessoas foram influenciadas pelo programa e mais de 65% das crianças melhoraram a sua condição.

Sempre que tiverem um grande problema, que requer que muito mude, Tentem descobrir primeiro casos de sucesso. Será assim a melhor maneira de começar a mudança.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Artigo sobre a mudança

Já que temos vindo a falar sobre mudança deixo aqui um artigo do Jornal de Negócios sobre o tema.

Ler artigo Mudança

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Gestão Mudança - Factores Críticos de Sucesso

Tenho escrito muito sobre gestão de mudança nos últimos tempos. Fruto do livro de Chip e Dan sobre o assunto que classifico de "simplesmente extraordinário".

Faço aqui um resumo dos factores críticos de sucesso que segundo os autores têm de ser trabalhados para a mudança acontecer, seja ela pessoal, na família, na organização ou na sociedade.

Seguindo a analogia dos autores, para termos uma mudança bem sucedida temos que direccionar o piloto, motivar o elefante e marcar o caminho.

1. Direccionar o piloto, pois sabemos que o lado racional de todas as pessoas tem tendência para analisar em demasia o que pode levar o elefante a andar em círculos. Lembrem-se do caso de sucesso da campanha "Continue a beber leite mas magro" aqui.

2. Motivar o elefante, ou o lado emocional das pessoas. Sabemos que para a mudança acontecer é necessário mudar velhos hábitos que exigem Auto-controlo, um recurso que se esgota. Assim é fácil o poderoso elefante mudar para um caminho diferente do piloto. Lembrem-se do caso de sucesso na "Compra de luvas" aqui.

3. Marcar o caminho, sabemos que para uma mudança acontecer a circunstância deve ser favorável. Lembrem-se da história do "Balde de pipocas" aqui.