sexta-feira, 9 de julho de 2010

O que é um PPM (Project Portfolio Management)?

Um “Programa de Gestão de Portfolio de Projectos (PPM)” é um sistema concebido para, num primeiro nível, ajudar uma organização a manter, gerir e agregar as informações sobre todos os seus projectos. Essa visão global, integrada, metódica e precisa dos projectos, irá permitir classificar e priorizar cada projecto, de acordo com critérios estabelecidos na organização (tais como valor estratégico, impacto sobre os recursos, custo, risco, etc) de forma a maximizar, em cada momento, o valor obtido pela ordem de execução dos projectos.

Os objectivos do PPM são:

1) Reunir o conhecimento de todos os projectos de uma organização (independentemente da fase em que estão) de uma organização.

2) Permitir uma compreensão mais exactas do conjunto de projectos, adequando a visão (nível de agregação da informação) a cada nível de gestão/direcção da organização.

3) Permitir melhores decisões (por exemplo, adiando ou antecipando projectos) de acordo com seus custos, benefícios, riscos, alinhamento com estratégias de longo prazo, objectivos de gestão e restrições (limites) dos recursos da organização.

4) Maximizar o retorno obtido pela realização dos projectos.

Se pretendemos olhar para os projectos de uma forma integrada, garantir o alinhamento das actividade com a estratégia da empresa, não podemos deixar ter um sistema PPM.

Concordam?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Um exercício interessante

Façam uma pesquisa no Google por “Project management success factors”, listem 10 factores que encontrarem aleatoriamente. Depois verifiquem para cada factor até que ponto a vossa organização se encontra alinhado com este. Senão está alinhado quais os pontos que impendem esse alinhamento. É um exercício engraçado que no fim permite compreender a Big Picture da Gestão de Projecto da organização.